Até meados do mês de junho, 200 integrantes de diferentes áreas da segurança pública participam das atividades de um simulado de acidentes em grandes eventos. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia é o responsável pelo treinamento e, na sexta-feira (24), concluiu a instrução de mais um grupo de 40 pessoas de instituições como as Polícias Civil e Militar da Bahia, Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência, além de órgãos vinculados à prefeitura municipal.

A Arena Fonte Nova foi o local escolhido para a capacitação dos profissionais já que o estádio recebe os jogos da Copa América no próximo mês. O coronel Antônio Júlio Nascimento, do Corpo de Bombeiros, destaca que o objetivo do simulado é possibilitar o trabalho de forma integrada. “É uma ação que integra as forças públicas federais, estaduais e municipais para que possam atuar no atendimento de um possível evento com vítimas na Arena Fonte Nova. O objetivo é integração e percepção de risco para, com isso, analisar, conhecer, identificar e neutralizar um possível incidente”, explica.

No local foram realizadas simulações envolvendo socorro às vítimas de contaminação de produtos químicos , além de busca e resgate em estruturas colapsadas, envolvendo desabamentos. Para o major Ramon Diego, comandante de treino e socorro do simulado, a realização da atividade na Arena é fundamental para o sucesso do treinamento.

“Estar na Arena Fonte Nova nos permite uma antecipação dos cenários e a gente consegue alinhar as ações operacionais e estar preparado para uma resposta rápida. No caso da Bahia, que é uma porta de entrada para grandes eventos, é importante que a população saiba que tem um efetivo capacitado para atuar em evento dessa natureza”, ressalta.

Segundo o coordenador de operações da Arena, Igor de Oliveira, o equipamento recebe cerca de um milhão de pessoas por ano e a segurança dos visitantes é uma prioridade.

“Hoje a Arena Fonte Nova é a principal casa de entretenimento da cidade seja para eventos esportivos ou não. Com isso, sempre realizamos um trabalho preventivo para garantir a segurança do publico e mais uma vez estamos acompanhado esse simulado de capacitação para atuar em qualquer possível emergência”.

Você pode gostar de

RECEBA Nossa NEWSLETTER

Anúncio