- Home
- Categorias
- salvador
-
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), assinou nesta terça-feira (21) a ordem de serviço para revitalização da lagoa da Timbalada, no bairro do Cabula.
Na ocasião, Tânia Scofield, da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), responsável por desenvolver o projeto em diálogo com os membros da comunidade, apresentou o projeto durante coletiva.
As obras abarcarão a requalificação da via de acesso, construção de um deck de madeira, escadas e rampas de acesso ao local, além da aplicação de piso de alerta - para que deficientes visuais possam identificar eventuais obstáculos.
A reforma também contemplará a construção de quiosque, parque infantil, mobiliários urbanos, paisagismo, instalação de postes de iluminação e drenagem da lagoa e via. "Haverá, inclusive, uma área de jogos. Colocamos todos os equipamentos que poderíamos colocar neste espaço", acrescentou Scofield.
A lagoa da Timbalada consiste em uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), definida pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador – (PDDU) - ou seja, é uma área de intervenção prioritária.
Reis avaliou que obras como esta "tocam o coração" da comunidade por estar diretamente ligada ao cotidiano da comunidade. Ele agradeceu e registrou ainda que a obra só foi possível em virtude de uma emenda parlamentar do deputado federal Bacelar (Podemos).
O parlamentar não é aliado político do prefeito, e inclusive disputou com ele as eleições municipais do ano passado.
A obra tem previsão de três meses de entrega, e Reis destacou que Bacelar está convidado a comparecer à entrega. "Estamos hoje realizando um sonho da comunidade, certo? Há 20 anos vocês esperam por isso", disse.
Pedalinhos devem ser trazidos ao local no dia da inauguração, e a prefeitura avaliada a possibilidade de instalação de uma tirolesa no local.
Anunciou, também, que a Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, deve ganhar novas estátuas dos animais que habitavam a Terra na era Mesozóica. "Nossa previsão é que em 15 dias os dinossauros cheguem a nossa cidade para começarmos a instalação", adiantou.
Segurança
À repórteres, o prefeito avaliou também que obras como a autorizada nesta manhã ajudam na pauta da segurança pública. Na avaliação de Reis, o município tem feito sua parte, investindo para melhorar a educação, fomentar a prática de esportes e aperfeiçoar a iluminação pública.
Neste sentido, deu ênfase ao programa "Meu Ponto Iluminado", lançado na semana passada. "Vamos iluminar, com iluminação específica, pontos - principalmente aqueles que têm maior concentração de passageiros. Também vamos ter ronda da guarda municipal nos 30 pontos mais movimentados da cidade", disse.
Os locais com maior incidência de furto e roubo serão contemplados.
No quesito geração de emprego e renda, Reis destacou que a prefeitura encaminhou à câmara municipal um projeto para aquecer a retomada da economia - principalmente do setor cultural. "Estamos reduzindo ISS [Imposto Sobre Serviços], tirando ISS que incidia sobre toda a cadeia desse segmento, isentando taxas para os eventos", exemplificou.
A isenção seguirá até o início de 2022.
-
A prefeitura de Salvador vai realizar o recadastramento de todas as bancas de chapa que possuem alvará de funcionamento. A medida consta em decreto do prefeito Bruno Reis (DEM) publicado na edição desta terça-feira (14) do Diário Oficial do Município (DOM).
A publicação considera "a necessidade de controle, disciplinamento, cadastramento e remanejamento desses equipamentos" e que "as atividades com equipamentos tipo banca de chapa, necessitam de reordenamento, visando melhor adequação às normas regulamentares vigentes".
O recadastramento fica a cargo da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que deverá verificar se a banca de chapa "está sendo ocupada pelo titular da autorização de exploração, por herdeiro deste, legalmente habilitado, ou por terceiros".
A pasta também deverá observar se os equipamentos obedecem à padronização e demais regras dispostas em decreto municipal de outubro de 1997. A mesma determinação enumera como bancas de chapa as de revistas, de frutas, artesanato, chaves e carimbos, lanches e flores e plantas ornamentais.
-
Pagar metade do valor da tarifa de ônibus aos domingos em Salvador – R$ 2,20 - deixou de ser realidade para os usuários do transporte público desde 12 de março deste ano, data em que o prefeito Bruno Reis anunciou a suspensão do benefício. O anúncio foi feito em meio ao aumento de casos da Covid-19 na cidade e as restrições de funcionamento do comércio e áreas de lazer. À época, o gestor municipal argumentou que o objetivo de suspender o Domingo é Meia seria desestimular as pessoas a saírem das suas casas ou se deslocarem pela cidade aos domingos.
"Estamos fazendo isso para diminuir a circulação de pessoas e para que elas fiquem em suas casas aos domingos. Os números continuam altos então essa é uma medida para desestimular as pessoas a saírem de suas casas e se deslocarem pela cidade”, explicou Bruno Reis.
Porém, muita coisa mudou de lá pra cá. Os shoppings centers, lojas de rua, bares e restaurantes foram autorizadas a reabrirem as portas. As praias da capital baiana, que antes estavam interditadas, voltaram a receber banhistas. Além disso, a vacinação contra a Covid-19 seguiu avançando e o número de casos e mortes provocadas pela doença tem registrado uma queda significativa. No entanto, ainda assim o Domingo é Meia, programa que entrou em vigor no dia 31 de março de 2013 ainda na gestão do ex-prefeito ACM Neto, não foi reativado pela prefeitura.
Para a cozinheira Bruna Tomaz, a suspensão do benefício tem impactado bastante. Ao BNews, ela contou que deixou de utilizar as linhas de ônibus para fazer entrega de refeições aos domingo e passou a usar transporte por aplicativo, que segundo ela, por muitas vezes acaba saindo mais barato do que pegar dois coletivos pagando R$ 4,40, cada.
“O Domingo é Meia está fazendo muita falta porque domingo era o dia que muitas famílias tiravam para passear. Eu mesmo usava bastante. Tinha dias que eu precisava fazer entrega das comidas, e hoje, eu tenho que pegar Uber porque se for pra pagar duas passagens inteiras, eu prefiro ir de Uber que às vezes é o mesmo valor de duas passagens ou até mais barato a depender do local”, relata a cozinheira.
“Estão fingindo que não está acontecendo nada. Ninguém está reclamando e fazendo protestos então eles estão deixando cair no esquecimento”, completa.
-
Um homem apontou um facão contra funcionários da segurança da CCR, no fim da tarde desta terça-feira (17), no Terminal de Mussurunga do Metrô de Salvador.
De acordo com a CCR, ao ser informado que não poderia pedir dinheiro aos usuários do transporte, o homem reagiu “com grave ameaça” aos agentes.
A polícia foi acionada para conter o rapaz, que foi encaminhado para a Central de Flagrantes após o ocorrido. -
Com a projeção do aumento do nível do mar, regiões de Salvador, como a Cidade Baixa, poderão ficar inundadas em 20 a 30 anos. Isso é o que mostra um diagnóstico complementar ao relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas IPCC), divulgado na última semana.
A apresentação do documento foi feita nesta terça-feira (17) à Câmara Municipal de Salvador pelo presidente da Comissão Especial de Mudanças Climáticas e Inovação da Casa, vereador André Fraga (PV).
“Imagine que a nossa caminhada à Lavagem do Bonfim vai precisar ser de barco em algum momento. Provavelmente, se nada for feito, em 2040, em 2050, a gente não vai ter mais como caminhar”, alertou Fraga.
A projeção do aumento do nível do mar em regiões de Salvador foi obtida na plataforma Climate Central, uma organização independente de cientistas e jornalistas que pesquisam e relatam fatos sobre a mudança do clima e seu impacto sobre o público. -
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, declarou que o Carnaval será realizado apenas se se 100% da população acima de 12 anos estiver vacinada até o final do ano.
"Estamos planejando o carnaval porque nós acreditamos na ciência. Se a gente tiver 100% da população com 12 ou mais vacinada até o final do ano, vamos ter carnaval em 2022 sim. O carnaval é muito importante e injeta mais de 1,5 bilhão na economia da cidade, além de gerar milhares de empregos", declarou, em um programa de TV local.
A declaração contraria o posicionamento do novo titular da Secretaria de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar (Podemos). Em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia nesta segunda-feira, o gestor afirmou que ainda é cedo para fazer qualquer projeção sobre a festa.
"Uma festa nas proporções que é o Carnaval de Salvador, não é só a vacinação na capital, na Bahia ou no Brasil. É preciso que exista uma segurança sanitária mundial, porque é uma festa que atrai pessoas do mundo todo", avaliou Maurício.
-
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), revelou que irá transformar 24 locais de atendimento bucal, localizados em unidades de Saúde, em leitos de enfermaria Covid-19. A decisão acabará com o défict de leitos de enfermaria no município, que, segundo revelou, atualmente é de 71 leitos.
"Vamos transformar 24 unidades de saúde, com espaço para atendimento bucal, que nós não vamos mais fazer; vamos transformar essas salas para funcionarem como leitos de enfermaria. Serão 24 unidades para atender 75 pessoas, serão mais 75 leitos de enfermaria só com essa manobra administrativa", destacou o chefe do executivo de Salvador.
O gestor afirmou que, em 11 dias, os números cresceram de forma exponencial, chegando a uma ocupação de 80% nos leitos de UTI.
"Em 11 dias os números cresceram; ontem, estávamos com 80% de ocupação nos leitos de UTI. Quando regularmos todos pacientes das UPAs, Gripários, vamos chegar a praticamente 100% leitos de UTI. Não havia outro caminho se não adotar as medidas. Estamos próximos de termos um colapso na rede pública e privada, e só há uma forma da população colaborar, que é utilizando máscara", reforçou Reis.
-
A Prefeitura de Salvador não descarta a reabertura do hospital de campanha do Wet'n Wild caso haja um avanço dos casos de Covid-19 na capital baiana. A informação foi confirmada por fontes do BNews neste domingo (21). Por ora, o município oferece o mesmo número de leitos de UTI da primeira onda da pandemia. Contudo, caso a situação se agrave o prefeito Bruno Reis (DEM) estuda uma nova ampliação.
Veja o comparativo no quantitativo de leitos:
Primeira onda:
- Itaigara com 40 leitos
- Wet'n Wild com 70 leitos
- Sagrada Família com 20 leitosTotal: 130 leitos
Segunda onda:
- Itaigara com 40 leitos
- Sagrada Família com 60 leitos
- Santa Clara com 30 leitosTotal: 130 leitos
A Prefeitura informou que a gestão municipal já está oferecendo praticamente o mesmo número de leitos do início da pandemia, sendo que esses leitos estão em hospitais, ou seja, foram contratualizados pela Prefeitura. No entanto, não descarta a instalação de novos leitos no Wet'n Wild.
Mais cedo, o Governo do Estado confirmou que iniciou os trâmites para a reabertura de leitos de UTIs na Arena Fonte Nova. O horário do toque de recolher também foi ampliado e vai ocorrer entre 20h e 5h a partir desta segunda-feira (21).
-
O prefeito Bruno Reis (DEM) decidiu voltar com as ações mais restritivas de combate ao crescimento da Covid-19 em Salvador. Os bairros Pituba, Brotas e Itapuã terão restrições da limitação do funcionamento do comércio.
Nessas três localidades o comércio só poderá abrir das 10h as 16h, exceto supermercados, padarias, delicatessen, açougues, farmácias, bancos, lotéricas, cartório e estabelecimentos com sistema delivery desde que a pessoa não vá retirar no local e as portas do comércio estejam fechadas.
A medida passa valer a partir de segunda-feira (22).
Reis, durante entrega do espaço anti Covid na UPA de Valéria na manhã desta sexta-feira (19), informou que apesar da atuação da prefeitura nos referidos bairros nas últimas semanas, os três locais apresentam o maior número de infectados do coronavírus na capital baiana.
-
Neste sábado (20), todos os parques municipais da cidade de Salvador serão fechados pelo período de oito dias. Além disso, a partir da próxima terça-feira (23), a prefeitura vai suspender os atendimentos nas repartições públicas até o dia 9 de março. As medidas foram informadas pelo prefeito Bruno Reis (DEM) durante coletiva na manhã desta sexta (19).
A preocupação da gestão municipal é com a alta no número de novos infectados e com a demanda por leitos de tratamento contra a Covid-19. Segundo o prefeito, a cidade vem apresentando números similares à primeira onda da doença.
"Na prática, temos que ter mais cuidados do que tivemos na primeira onda, se os números se repetirem é capaz de vermos cenas iguais às de Manaus", alertou.
A medida de suspensão das atividades das pastas não vale para aquelas consideradas essenciais durante a crise sanitária, como a Segov; SMS; Sempre; Seinfra; Seman; Codesal; Semop; Semob; Sedur; GCM; Limpurb; Transalvador; Sucop; Desal; e Conselhos Tutelares. "Por outro lado, vamos intensificar [as atividades] nos órgãos considerados enssenciais", completou Reis.
-
Mais uma festa tradicional de Salvador que terá um cenário diferente em razão da pandemia do coronavírus. A Lavagem de Itapuã, que será celebrada nesta quinta-feira (4), do que depender da prefeitura de Salvador, não vai contar com os cortejos, carreatas, passeatas e, principalmente, a lavagem das escadarias da paróquia local.
“Deixa para manifestar a sua fé no ano que vem, o trânsito vai funcionar normalmente. Já foi combinado com a paróquia local que não vai realizar a tradicional lavagem das escadarias. Então, mais uma vez passando por um festejo tradicional pedindo para que fiquem em casa”, destacou o prefeito Bruno Reis.
Ainda de acordo com o município, está proibido qualquer ato que provoque aglomerações assim como a realização de festas, aniversários, apresentações artísticas, casamentos e entre outros.
Além disso, a partir da 00h desta quinta-feira (4) até às 7h da sexta-feira (5), não será permitida a comercialização e o consumo de bebida alcóolica em postos de combustíveis, delicatessens, panificadoras e similares. Também ficam proibidas a atividades do comércio informal, ambulante, a realização de qualquer ação que implique em emissão sonora, através de equipamentos, como os carros de som.
Outra medida para evitar possíveis aglomerações e, consequentemente, a transmissão da Covid-19, é a proibição de comercialização e entrega de alimentos e bebidas para pessoas que estiverem em pé, tanto nas áreas internas e externas dos estabelecimentos, que estarão com barreiras físicas, no período de 11h a 00h, nesta quinta-feira (4).
Contudo, na área de trânsito e transporte, não haverá qualquer alteração ou bloqueio nas vias e itinerários – sendo assim, os motoristas poderão trafegar normalmente em Itapuã.
Força-tarefa
Para garantir a cumprimento das determinações, será realizada uma força-tarefa municipal envolvendo agentes das secretarias de Ordem Pública (Semop) e Desenvolvimento Urbano (Sedur), Guarda Civil Municipal (GCM) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), com apoio da Polícia Militar (PM-BA).
-
O vereador e ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, Augusto Vasconcelos, atendeu um pedido de moradores de diversos condomínios da capital baiana e pedirá à prefeitura que explique os valores cobrados no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da cidade.
Os moradores entregaram um documento com mais de 1.200 assinaturas, no qual alegam que há problemas nos cálculos dos valores a serem pagos para o imposto. Eles apontaram, por exemplo, que dentro de um mesmo condomínio há pessoas pagando valores diferentes.
Outro problema citado é a falta de atualização cadastral. Eles também solicitam a diminuição dos valores pagos, pois eles estariam muito elevados. Uma das distorções mencionadas por eles é sobre o método de cálculo do valor de mercado e padrão construtivo e a não existência de travas para o IPTU incidentes para os imóveis entregues a partir de 2014.
“Vamos encaminhar um pedido de esclarecimento para a prefeitura e buscaremos realizar uma audiência pública. Entendemos que esse tema deve ser pautado na Câmara de Vereadores da cidade no sentido de que possamos revisar as incorreções da atual legislação do IPTU em Salvador”, adiantou Vasconcelos.